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Enviada em: 05/04/2019

A mobilidade urbana, já conteve ao longo do desenvolver do país, 4 etapas cruciais e distintas, mas que enfatiza buscar a praticidade social. Para melhor entendimento e partindo do principio, a primeira etapa: utiliza-se o transporte de maneira manual apé, em segunda etapa: passarão a utilizar cavalos na locomoção, na terceira etapa: foi desenvolvido o carro para as pessoas que continha uma rende econômica estável, a quarta etapa: engloba as etapas anteriores com o inclusão de aviões e helicóptero. Em contra partido, essas etapas era para deixar pratico à vida em sociedade, mas essa não é a realidade que os brasileiros vivem. Logo, encontra-se disponível os automóveis de maneira exorbitante em todas as cidades do país, e com isso prejudica as pessoas, e posteriormente o meio ambiente pela poluição sonora.     Dessa forma, a praticidade no transporte urbano, é eficaz até um limite. O Departamento Estadual de Trânsito DETRAN, explica '' com a exploração da inclusão de carros nos centros urbanos, afeta diretamente o meio ambiente com a poluição sonora e pelas fumaças que destroem a camada de ozônio''. A camada de ozônio é o máximo de proteção do sol contra o planeta terra, sem ela a temperatura da terra seria 100 vezes mais quente, e não existiria vida. Diante disso, é destaque também, a poluição proporcionada pelo barulho da vida humana, e esse barulho é o fator que origina o estresse da sociedade, atrapalha à vida no particular e no profissional.     Diante disso, o geógrafo Daniel de Lima fez uma nota no jornal Correio do Povo, e uma comparação do Brasil hoje em dia e a 200 anos atrás. Na reportagem citou '' para fazer o deslocamento de 6 quadras na cidade do Rio de Janeiro, com o carro utiliza-se 30 minutos, ao percorrer o mesmo trajeto apé, utiliza-se 20 minutos'' O Brasil tornou-se mais atrasado?. Esse desfecho atual, está ligada pelo elevado número de vendas de carros. Pois, a demanda nos grandes centros, faz com que as pessoas sejam obrigadas a esperar nos engarrafamentos ou acidentes no trânsito. Assim deixa de  lado seu fator primordial, que é a rapidez e praticidade.     Esse impasse existente na sociedade, precisa-se da conscientização. Desse modo, deve ser feito através do governantes federais em meio a mídia em tvs e rádios, pelo órgão do DETRAN deve inserir quando estiver em construção da Carteira Nacional de Habilitação, matérias de conscientização. Dessa maneira, os brasileiros tomaram ciência dos riscos que estarão submetidos a correr. Por isso, tem que ser implantado em todas as cidades os rolamentos próprios para ciclistas, pois a bicicleta é uma ótima maneira de deslocamento, que não tem impactos ambientais e nem frustamentos. Conscientemente, a sociedade mudará essa realidade e minimizará esse mal dos dias atuais.