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    Em uma sociedade vetusta, eclodiam a Revolução Industrial e a maior fabricação mercantil. Nesse sentido, valores capitalistas influenciaram a política de Juscelino Kubistschek que visava a produção automobilística exacerbada. Persistindo, atemporalmente, nota-se que a mobilidade urbana é uma problemática hodierna. Nesse sentido, é importante salientar entre os fatores que contribuem para solidificar este quadro, encontram-se o planejamento citadino ineficiente, bem como a grande frota e veículos.
     A priori, é evidente a má estruturação das cidades, uma vez que problemas relacionados ao tráfego de deficientes, grávidas e idosos são constantemente observados. Sob tal ótica, a teoria do político Clement Attlee - "a democracia não é apenas a lei da maioria, mas a lei da maioria respeitando o direito das minorias" - é violada, pois a ausência de recursos voltados a grupos específicos rompe os direitos constitucionais, como o de ir e vir. Nesse âmbito, o ineficaz investimento se constata na ausência de rampas, calçadas adaptadas e amplas, além de trajetos íngremes  e sem segurança. em determinados locais.
     Sob outro ângulo, a quantidade exorbitante de automóveis, além de danos ao meio ambiente, ocasiona engarrafamentos e um trânsito caótico. No entanto, percebe-se que o transporte coletivo brasileiro é arcaico, em virtude da ausência de políticas e recursos financeiros voltados para ele. Por conseguinte, a mídia, baseada na campanha do Governo JK, influencia a compra desenfreada de carros em busca de conforto,causando a obstrução das ruas. Além isso, nota-se que a falta de incentivo à práticas saudáveis está diretamente ligada ao baixo uso de bicicletas como meio de transporte.
     Destarte, mediante ao hodierno cenário mundial a mobilidade urbana é um problema em voga na sociedade, evidenciando a necessidade de mudanças. Para tanto, é dever do Estado, por meio do Ministério do Transporte e o da Fazenda, assegurar um maior investimento em programas que visem a melhora do transporte citadino, além de estabelecer rodízios de veículos e melhora dos ônibus metropolitanos, a fim de que todos tenham seus aspectos constitucionais garantidos e uma locomoção mais fluída. Outrossim, é fundamental que os meios midiáticos criem campanhas de incentivo ao uso de bicicletas e coletivos visando a sustentabilidade e hábitos  saudáveis. Ademais, a ideia de democracia defendida por Attlee será uma realidade brasileira e os direitos respeitados.