A mobilidade urbana no Brasil

Envie sua redação para correção
    O Brasil contemporâneo, está enfrentando dificuldades para se locomover no transporte público e privado, principalmente nos grandes centros urbanos. Dessa forma, a sociedade sofre as consequências negativas como a poluição, ilhas de calor, prejuízos  econômicos e  sociais. E também o indivíduo em particular com o estresse, atraso e ansiedade. Portanto, faz se necessário a discussão desse problema de deslocamento urbano, para que alcance soluções sustentáveis.
       Primeiramente, é notório o tempo perdido no trânsito, esse que o próprio país perde milhões e os problemas ambientais, acarretados dessa locomoção de veículos em massa. Pode-se observar, que desde o êxodo rural com a urbanização acelerada, não houve planejamento das cidades. Por esse motivo, atualmente, o país está vivenciando os reflexos dessa falta de planejamento e infraestrutura.
       Ademais, milhões de trabalhadores e estudantes, sofrem diariamente com a precariedade do transporte público e a superlotação tanto em trens, metrôs e ônibus. Tal realidade é retratada no documentário  "Perrengue", direção de Murilo Azevedo. Ainda convém lembrar que, os cidadãos já chegam no trabalho cansados e estressados, dessa "batalha" travada.
       Em virtude das situações mencionadas, fica evidente os danos causados pela dificuldade da mobilidade urbana. Portanto, o Ministério de Infraestrutura, deve criar transportes públicos de qualidade e projetos voltados para a ampliação das ruas, que seja sustentável, para que a população brasileira possa se locomover sem obstáculos. Logo, o congestionamento e os impactos ambientais irão diminuir e a sociedade não terá que enfrentar esse empecilho.