Envie sua redação para correção
    Trânsito público
       São Paulo é a cidade brasileira com a maior frota de veículos em circulação, dado que demonstra a relevância e influência dessa grande capital, porém que também culmina em sérios problemas no que tange mobilidade urbana, uma vez que São Paulo já é conhecida como uma cidade com um trânsito intenso e estressante. Apesar de em São Paulo esse fenômeno de dificuldade de movimentação no espaço urbano se agravar, ele se repete na maior parte das cidades brasileiras. Essa situação se dá por conta do fato de grande parte da numerosa população se locomover através de carros, e não de transportes públicos ou alternativos, como por exemplo bicicletas, que diminuiriam o congestionamento na cidade. Portanto, é possível observar que o problema de mobilidade urbana observado no Brasil atualmente se deve ao fato de muitas pessoas, ainda hoje, se utilizarem apenas de carros para se locomover pela cidade, sendo que eles são os principais responsáveis por congestionamentos.   
       Primeiramente, é essencial salientar que a situação deteriorada do transporte público brasileiro, assim como a quantidade limitada dos mesmo, é um fator extremamente relevante para a análise da mobilidade urbana no Brasil, já que muitas pessoas usam seus carros em detrimento dos meios públicos por conta de tais aspectos. Há também, no Brasil, uma falta de incentivo para o transporte cicloviário, uma vez que há muitos locais nos quais as ciclofaixas se apresentam em péssimas condições ou sequer existem para o transporte por meio de bicicletas.
       Muitas pessoas afirmam que os problemas de mobilidade urbana, como o trânsito, não podem ser evitados, já que são essencialmente provenientes do elevado número de pessoas com a necessidade de se locomover pelo meio urbano, e portanto intrínsecos à sociedade brasileira. Contudo, essa afirmação se demonstra incorreta quando se observa que países da Europa com densidade demográfica superior à do Brasil, como a Alemanha, são considerados ótimos países quanto a mobilidade urbana, já que não possuem trânsito ou congestionamento, em razão da alta qualidade de suas ruas e transportes públicos.
       Portanto, é possível concluir que uma medida que poderia ser adotada pelo governo brasileiro para uma melhoria na questão da mobilidade urbana no Brasil seria o maior investimento em transportes públicos, sobretudo o metrô, que é o meio mais eficiente de se locomover pela cidade, em detrimento do investimento atualmente muito grande voltado para carros, como asfalto e semáforos, visando a maior utilização dos transportes públicos pela população brasileira e, assim, diminuindo o trânsito nas grandes cidades.