A mobilidade urbana no Brasil

Envie sua redação para correção
    Mobilidade urbana no Brasil
      Mobilidade urbana é definida como a facilidade de deslocamento das pessoas e bens na cidade, com o objetivo de desenvolver atividades econômicas e sociais no perímetro urbano de cidades, aglomerações urbanas e regiões metropolitanas. A busca pela mobilidade urbana é um desafio enfrentado pela maioria das grandes cidades no Brasil, que esbarram em problemas como o privilégio aos transportes individuais. A mobilidade urbana refere-se às condições de deslocamento da população no espaço geográfico das cidades.
        Devido ao grande índice populacional, em algumas cidades brasileiras a mobilidade urbana é considerada um dos principais desafios de gestão das cidades na atualidade. O tema é alvo de debates e críticas devido à opção pelo transporte motorizado individual, que os especialistas chamam de paradigma do automóvel. Entre os fatores que demonstram o fracasso do privilégio ao transporte motorizado individual estão os engarrafamentos e a poluição do meio ambiente. Hoje, esses fatores são comuns nas principais cidades brasileiras.
        Qualquer iniciativa que tenha o objetivo de se apresentar como solução para resolver os desafios da mobilidade urbana devem partir de um planejamento de longo prazo, que não acompanhem somente a duração do mandato de um gestor público. Dessa forma, as soluções passam pela parceria entre empresas privadas e poder público por meio de contratos de concessão bem formulados, que consigam aliar o planejamento urbano com a expectativa do usuário, que é o afetado diretamente por qualquer mudança neste sentido.