A mobilidade urbana no Brasil

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    Alternativas para a locomoção nas grandes cidades brasileiras
          É notório que a dificuldade de locomoção encontrada nos grandes centros urbanos brasileiros é cada vez maior, e as cidades tornam-se cada vez mais lotadas de veículos automotores que mal têm condições de estacionar. Dentre tantos fatores relevantes, destacam-se: A baixa qualidade dos meios de transporte coletivo, problemas de infraestrutura, e a falta de alternativas como as ciclofaixas e ciclovias.
    
          Sabe-se que o transporte coletivo representa uma eficiente ferramenta para amenizar o trânsito caótico das grandes cidades, evitando a inserção de um grande número de veículos nas vias urbanas. Entretanto, com a falta de compromisso do poder público em investir e fiscalizar esses recursos, o transporte público, seja através de ônibus, metrôs ou VLT's(veículo leve sobre trilhos) torna-se uma alternativa puco desejada, pois, além dos preços cada vez mais altos das passagens, a qualidade dos serviços dificilmente atende às expectativas.
    
          Por outro lado, encontra-se, nas grandes cidades brasileiras, diversos problemas relacionados à infraestrutura e ao planejamento urbano. Com isso, as cidades crescem de maneira desenfreada, impossibilitando a criação de um ambiente favorável à circulação livre e fluida de veículos.
    
          Também convém lembrar sobre a falta de investimentos por parte dos estados e prefeituras na criação de ciclovias e ciclofaixas, alternativas que promovem: A redução do número de veículos que tanto lotam as vias urbanas; A sustentabilidade através desses veículos não poluentes; E a qualidade de vida através da prática de exercícios físicos.
    
          Diante do exposto, conclui-se que há um grande desafio a se enfrentar para que seja superada a crise de mobilidade urbana no Brasil. São necessárias, por parte dos poderes executivos, medidas que priorizem  a melhoria dos meios de transporte coletivo, o investimento em infraestrutura de trânsito, assim como a criação de rotas alternativas, como as ciclofaixas e ciclovias. Com isso, será possível alcançar um ambiente urbano com maior fluidez e liberdade de locomoção nas grandes cidades brasileiras.