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Enviada em: 13/10/2019

Tábata Amaral é uma jovem de origem humilde, que devido a seu esforço,o apoio familiar, e o surgimento de grandes oportunidades, conseguiu se formar na Universidade de Harvard e se tornar deputada federal pelo estado de São Paulo. A trajetória de Tábata é motivo de orgulho para o Brasil, porém, infelizmente, é uma realidade distante da situação de boa parte dos jovens brasileiros, os quais não estudam nem trabalham,um cenário problemático gerado, ora pela ineficiência governamental, ora pela desfuncionalidade das instituições de formação do caráter. Nesse sentido, é clara a necessidade de combater os altos índices de jovens que não se ocupam com estudo ou trabalho no país.   Primeiramente, é indubitável que as falhas do Estado são, em parte, responsáveis pelo problema. O artigo 6º da Constituição Federal de 1988 garante a educação e o trabalho como direitos sociais,não obstante, na hodierna conjuntura nacional, essa garantia tem se tornado cada vez mais distante, haja vista o grande número de jovens desocupados, os quais representam 23% do total. Dessa forma, trata-se de uma situação sustentada pela insuficiência de investimentos em políticas públicas para o estímulo do jovem na participação em instituições de ensino e mercado de trabalho, além disso, a performance econômica desfavorável contribui com o desestímulo, corroborando a estatística apontada. Em vista disso, urge que as lideranças políticas mudem de postura, de modo a reverter o preocupante quadro supracitado.   Outrossim, o despreparo das instituições sociais para lidar com a causa juvenil reforça a adversidade. Para o filósofo europeu Immanuel Kant, é no problema da educação que assenta a solução para as questões sociais,promovendo assim, a evolução do corpo comunitário. Destarte, é indiscutível que instituições responsáveis pela socialização, como a escola e a família, precisam modificar o caráter inercial frente as questões enfrentadas pelos jovens, a fim de desempenhar com maior frequência o apoio informativo e estrutural em prol do estímulo à produtividade e capacidade de tomar decisões, obedecendo, finalmente, o proposto por Kant.   Portanto, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com o Ministério do Trabalho, estimular os jovens ao engajamento nos estudos e no trabalho, para que consigam se posicionar e se encontrar na sociedade, coibindo a alarmante e comum condição estacionária  juvenil no país. Isso pode ser feito por meio da criação de disciplinas dinâmicas obrigatórias nas escolas, as quais abordarão temas como empreendedorismo, cidadania e a importância da educação e do trabalho. Com isso, haverão mais jovens compartilhando conquistas semelhantes às da deputada Tábata Amaral.