Envie sua redação para correção
    Doenças mentais, transtorno mental e também chamado de distúrbio psíquico são uma grande variedade de condições que afetam humor, raciocínio e comportamento. Muitas pessoas e famílias sofrem diariamente com tal problema, e várias são as concepções atribuídas a essas pessoas, por isso a necessidade de debater sobre as doenças mentais. 
       No cinema, o filme Melhor Impossível (EUA, 1997), mostra alguns dos principais sintomas do Transtorno Obsessivo-Compulsivo, nele é possível perceber os rituais do escritor, protagonista da história, e principalmente o modo como ele fica perdido e nervoso quando alguém atrapalha seu ritual. E essa é a realidade, quando essas pessoas se estressam, porque algo não saiu como queria, ou até mesmo se irritar por coisas simples do cotidiano, ficando assim totalmente nervoso, chegando ás vezes a dar ataques, machucando outras pessoas, se machucando. E por isso a necessidade do uso de medicamentos diariamente. 
        Torna-se evidente a necessidade de debater abertamente para toda a sociedade,  em todas as instâncias  sobre o transtornos mentais, pois o que se percebe é o sofrimento das famílias e das pessoas que sofrem com os transtornos, muitas vezes sofrendo preconceitos, sendo lembrado apenas como doença. E vale lembrar que muitas dessas pessoas não sabem ao menos que as possuem transtornos mentais. 
        Portanto, medidas devem ser tomadas para que o impasse seja resolvido. É importante informar a população sobre os transtornos mentais de uma forma acessível, ou seja, através de ciclos de palestras, debates com a família, psiquiatras, psicólogos. É de suma importância que esses debates sejam feitos em escolas também, contando com  a presença de pais, pois alguns transtornos são passados de geração para geração, algumas doenças mentais possuem índice de hereditariedade, ou seja, o pai transmite ao filho. Que o ministério da saúde, juntamente com as secretarias de saúde, abranjam esse tema para acesso da família, da escola e de toda a população, para que estejam informados.