A necessidade de debater as doenças mentais

Envie sua redação para correção
    O Transtorno mental é uma grande variedade de condições que afetam humor, raciocínio e comportamento que prejudicam o desempenho da pessoa em sua vida pessoal, social, familiar e profissional.
      Vítimas de transtornos mentais sofrem frequentemente com a psicofobia. Assim, o desconhecimento, a negligência e a rejeição por parte da sociedade são fatores que fazem piorar o quadro destes indivíduos. Uma vez que o agredido, muitas vezes, vivencia este tipo de situação em seu cotidiano, seja com familiares ou entre amigos.
       Segundo a OMS (organização mundial de saúde), muitas pessoas não buscam tratamento por causa do estigma relacionado a doença mental e sem o acompanhamento adequado, a relação com o próprio trabalho pode ser prejudicada, levando a baixa produtividade.
      Outro aspecto determinante é o acesso a um atendimento psiquiátrico de qualidade, praticamente, inexistente em alguns lugares do país. Pouca verba é destinada atualmente para serviços de saúde mental, em média somente 3% no mundo.
      É indispensável, portanto, um maior investimento de âmbito mundial em pesquisas, tratamento e medicamentos. Além disso, é de extrema importância ampliar o atendimento a população afetada por esses distúrbios, disponibilizando uma avaliação completa com profissional de saúde experiente . A sociedade deve buscar informações sobre esses transtornos  afim de ajudar essas pessoas a terem uma vida normal. Devemos lutar contra a estigmatização como ato essencial para aumentar o acesso ao tratamento.