Envie sua redação para correção
    Na Idade Média, do século V ao XV, os habitantes que apresentavam distúrbios mentais, eram vistas com uma concepção de loucura , na contemporaneidade essa ideologia permanece forte e enraizada, comprovando a tese do filósofo Nicolau Maquiavel ,"os preconceitos têm mais raízes do que princípios". Com isso, no Brasil atual ,a permanência dessas doenças é agravada por causa de uma alimentação desequilibrada e a falta de políticas públicas eficazes para amenizar essa problemática.
       Com o início da intensificação das indústrias, no governo Vargas (1930-1945), consolida-se o modo de produção capitalista fortemente presente na atualidade , e de acordo com o sociólogo Karl Marx, o capitalismo é o responsável pela desorientação humana. Nesse sentido ,o consumo exabundante de produtos industrializados se tornaram práticas comuns entre os cidadãos. Desse modo , de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) ,a falta de exercícios físicos e de uma dieta equilibrada formaram fatores para doenças psicológicas que atingem 7% da população mundial.
       É indubitável, que a questão constitucional e suas aplicações estejam entre as causas do problema. De acordo com Maquiavel, as leis são fundamentais para o funcionamento da política. De maneira análoga, podemos perceber a inadvertência do governo , pois assistências médicas especializadas com o intuito de oferecer os tratamentos adequados ainda é escasso no Brasil ,tudo ocasionado pela falta da regulamentação da lei de 2001 que dispõe de proteção e direitos aos portadores de transtornos mentais.Nesse ínterim ,com base em pesquisas realizada pela Organização das Nações Unidas(ONU) ,a estimativa é de que 23 milhões de brasileiros passem por tais problemas. Desse modo, evidencia-se a importância de um forte auxílio para combater tal problemática .
      Entende-se, portanto, que uma alimentação precária e a fraca eficácia das leis são fatores que auxiliam na progressão do problema. A fim de atenuar , o Governo Federal deve elaborar um plano de implementação de um órgão específico para os cuidados mentais ,aliado á esfera estadual e municipal do poder, principalmente em regiões em que mais necessitam , além de aplicar campanhas de abrangência nacional junto às emissoras abertas de televisão para conscientizar os cidadãos do mau que os alimentos industrializados causam se consumidos em excesso. Dessa forma ,buscando o Utilitarismo do filósofo Mill, que diz que devemos agir sempre visando o bem da maior quantidade de pessoas.