Envie sua redação para correção
    O preconceito torna mais difícil a inclusão social de portadores de transtorno e doenças mentais no Brasil. Visto que, a falta de informação e conhecimento por parte da população faz com que os pacientes sejam descriminados. Gerando não só segregação, mais , podendo agravar o  quadro clínico do paciente.
         A falta de tratamento adequado, associado a   discriminação faz com que o reconhecimento por parte do paciente e da família seja difícil. Somado a isso,  a não iniciativa governamental de exclarecimeno e incentivo a inclusão, fazendo com que o tratamento seja ainda mai.
         O conhecimento dos transtornos mentais é parte de todo um processo social e governamental. Debatendo assim, a cerca da loucura e cidadania do portador. Henri Ey dizia que '' A doença mental é patologia da liberdade, a perda da liberdade interior.'' No entanto, a perda dos direitos de ir e vir, de ter opinião, de ser ouvido, e de ser tratado com respeito e dignidade.
          É  importante, portanto, o debate e esclarecimento sobre as doenças mentais. Através de propagandas governamentais, e na área da educação com palestras realizadas por psiquiatras. Além de assegurar os direitos sociais dos portadores de doenças mentais; através da legislação fazendo com que não aja descriminação, exclusão ou abusos psicológicos.