A necessidade de debater as doenças mentais

Envie sua redação para correção
    A ansiedade é um sentimento normal em situações de estresse e incerteza, mas quando ela começa a atrapalhar a rotina e a saúde, torna-se um transtorno mental. Esses tipos de doença recorrentes carecem de medidas eficazes e atenção por parte dos brasileiros. Uma mente que não tem saúde suficiente prejudica o bom funcionamento metabolismo e necessita de unidades de atendimento eficientes à demanda.
     A conhecida frase ''Mente sã, corpo são'' que pode ser entendida como dois fatos consecutivos exemplifica bem a relação existente entre esses 2 fatores da saúde humana. Hábitos irregulares como constante ingestão de bebidas alcoólicas e sedentarismo têm conexão direta com a ocorrência de distúrbios mentais. Segundo pesquisa da Organização Mundial da Saúde no Brasil, dos 25 mil entrevistados ( executivos acometidos pelo problema), cerca de 80% têm má alimentação, 65% são sedentários, 50% ingerem álcool regularmente. 
     Com uma crescente ocorrência desses casos, e também com pacientes adolescentes e moradores de rua que se tornaram alcoólatras, é preciso número suficiente de unidades de tratamento voltadas aos transtornos psicológicos. Porém, o Brasil não cumpre essa necessidade. O estado do Pará possui 63 CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial), enquanto o Amazonas possui 19. O resultado disso, segundo Valentim Gentil, chefe do Departamento de Psiquiatria da USP, ''é a sobrecarga dos serviços dos hospitais-escola''. Ainda segundo ele, diariamente, 10 pacientes não são atendidos na cidade de São Paulo por falta de vagas. 
     Assim, faz-se necessário dar maior visibilidade à incidência cada vez mais comum dos transtornos mentais na sociedade brasileira. Nesse sentido, o Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias municipais, deve aumentar a quantidade de CAPS disponíveis à população. A fim de estimular relação corpo-mente, as escolas devem incluir no sistema o ensino da importância de se realizar atividades físicas e ter bons hábitos alimentares e realizar, finalmente, a frase ''Mente sã, corpo são''.