Envie sua redação para correção
    Thirteen reasons why é uma séria americana de gênero drama que conta a história de Clay. Estudante do ensino médio que ao voltar da escola recebe em sua casa uma caixa contendo sete fitas cassetes gravadas por Hannah Baker que cometeu suicídio. Nessas fitas ela explica as treze pessoas e como elas desempenharam um papel na sua morte, apresentando treze razões que explicam porque ela se matou. Esclarecendo a dor, a humilhação, ansiedade, bulliyng que a levou a depressão e a tirar sua vida.
      O número é crescente entre a população que possui alguma doença mental, o que varia entre jovens de 14  à idosos de 70 anos. Transtornos como ansiedade, depressão, bipolaridade e distúrbio do pânico. Motivos como: o desprezo por parte da família comum entre os idosos os levam a desenvolver depressão, jovens sofrem de ansiedade pela pressão de prestar vestibular, escolher a faculdade e ter um futuro promissor, o pânico causado pela violência fazem crianças e adultos serem vítimas.
       Admitir por si mesmo que tem alguma doença ou transtorno, é a grande dificuldade que se encontra na sociedade. A família e amigos detectam o problema que a pessoa tem, algumas vezes tentam ajudar, mas, reconhecer e aceitar um tratamento psicológico para as vítimas, torna-se, uma barreira para a saúde mental e social.
       Terapias, grupos de apoio em que se compartilha as experiências vividas, contato com a natureza, leitura, musicoterapia entre outros podem ser formas de tratamento. Assim como escolas, instituições e mídias devem promover campanhas como "quebrando o silêncio", para incentivar as pessoas a buscar ajuda profissional.
       Sabendo disso, como a citação de Aristides: Se um dia o silêncio tentar vos calar, saiba que o amor nos dará palavras para agir. Saber que precisa de ajuda profissional é o primeiro passo e falar do que faz sofrer é o segundo. Ter amor à vida fará qualquer pessoa a superar suas dificuldades emocionais.