Envie sua redação para correção
    Infelizmente, indivíduos com algum tipo de doença ou transtorno mental são alvos de preconceito e até mesmo vistos como perigosos por parte da sociedade. Ninguém escolhe ficar doente.                              
      Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 400 milhões de pessoas apresentam doenças ou transtornos mentais no mundo. A OMS também afirma que a depressão é a segunda maior causa de afastamento do trabalho. É alarmante a quantidade de casos, porém esse número pode piorar devido a dificuldade no diagnóstico juntamente com a falta de informação e o preconceito.
      De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), entre 75% e 85% das pessoas com esse tipo de patologia não têm o acesso a um tratamento adequado. Além disso, os indivíduos que dependem do SUS (Sistema Único de Saúde) são os mais prejudicados, devido a demora e a precariedade no atendimento. As doenças e transtornos mentais são ocasionadas pela genética, problemas hormonais e situações traumáticas, não são "frescuras" como muitas pessoas pensam.
       Diante dos fatos expostos, é notório como as doenças e transtornos mentais não recebem a devida importância que deveriam receber de fato. É fundamental o Estado desenvolver palestras nas escolas e UBS( Unidade Básica de Saúde) despertando a consciência e a necessidade de procurar ajuda médica.