A necessidade de debater as doenças mentais

Envie sua redação para correção
    A serie '13 reasons why' disponivel na netflix, mostra o quanto doenças mentais, mas especifico a depressão, é presente na vida de adolescentes. Isso deve ser enfrentado, uma vez que, diariamente, os jovens se automutilam ou acabam até mesmo se suicidando.
    Ao contrário do que muita gente pensa, a depressão também pode atingir adolescentes. Muitas vezes, os sintomas da doença podem acabar sendo confundidos com as mudanças comportamentais naturais da idade. E com isso, atrasando o diagnostico. 
    Durante essa fase da vida, o jovem pode apresentar mudanças de humor e comportamento. Sentimentos como a raiva, tristeza e desanimo são também comum nessa fase, mas se esses sentimentos são persistentes, isso pode ser um sinal de alerta. Há uma estimativa de indica que a depressão atinge até 13% dos adolescentes entre 10 e 19 anos de idade, segundo a OMS.
    A depressão e a bipolaridade são os dois transtornos mentais mais associados ao risco de suicídio. O suicídio não tem uma só causa, mas ele é o resultado de uma rede de fatores biológicos, psicológicos, sociocultura e genéticos, como sexualidade e predisposição a ansiedade, que muitas vezes só precisam de algum gatilho para ativa-los. 
     Torna-se evidente, portanto, que transtornos mentais é grave e exige soluções imediatas. As escolas juntamente com às ONG's, devem promover palestras e desenvolver projetos socias com pais e alunos para discutir, informar e conscientizar que a depressão não é algo que pode ser ignorada. E as mídias deve realizar campanhas informativas, como a divulgação do Centro de Valorização da Vida (CVV) que realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, sob total sigilo.