Envie sua redação para correção
    As doenças mentais atingem uma considerável parcela da população mundial, independentemente da sua idade ou posição social. Nesse sentido, é possível afirmar que não apenas os idosos sofrem de algum distúrbio emocional, como também jovens e adultos experienciam essas mesmas dificuldades. Contudo, grande parte das pessoas acredita que esses distúrbios são meros sentimentalismos. Daí a necessidade de uma mobilização social em relação a esse delicado tema.
           Além disso, a literatura nos mostra com o escritor Fernando Pessoa que uma das formas de saúde é a doença. Por analogia, seres totalmente saudáveis seriam anormais. Em outras palavras, não haveria a necessidade da aquisição de planos de saúde nem de profissionais da área terapêutica, como psicólogos e analistas. Segundo o website G1, é notório o número crescente de adolescentes que, ao se prepararem para vestibulares, por exemplo, sofrem distúrbios de ansiedade e síndrome do pânico, dentre outras patologias. O mesmo ocorre com idosos que se veem diante da solidão, abandono e descaso por parte de familiares.
          Outrossim, de acordo com o notório  cardiologista doutor Lair Ribeiro, uma relevante parcela da humanidade tem explicitamente demonstrado diversas formas de preconceito contra pessoas bipolares e com Alzheimer, haja vista o inexistente convite para eventos sociais, em que pessoas debilitadas são isoladas em seus redutos e isentas de visitas por parte de amigos e familiares.
         Assim sendo, é necessário que os Ministérios da Saúde em todo o mundo criem materiais informativos, como panfletos e cartilhas, a fim de distribuí-los à toda população, para capacitá-los a lidar com pacientes psiquiátricos e incentivá-los a inclusão social, como as atividades artísticas. Ademais, é imprescindível que os pais atentem-se ao comportamento de seus filhos, de modo a perceber o quanto antes quaisquer problemas de natureza depressiva, pois, segundo o doutor Dráuzio Varella, quanto mais cedo o tratamento for iniciado mais fácil será o manejo da doença.