Envie sua redação para correção
    No livro, Um jardim patológico do autor Mauricio Ouyama, fica evidente que os distúrbios mentais eram considerados como uma manifestação divina, qualificado por sentimentos de ódio, desânimo e diferenças de autoestimas. No contexto atual, pode-se analisar que essa problemática dos transtornos mentais tem ampliado, tornando necessárias medidas que resolvam a questão.
     No século XVIII começaram a ocorrer conduta dos que apresentavam doenças mentais eram considerados loucos e eram deixados de lado pela sociedade. Umas das consequências desse passado é que os cidadãos atuais ainda achem corretos tratá-los de maneira diferenciada.
      A saúde pública no Brasil, vem passando por sérios problemas com a falta de recursos ou por estigma social.Segundo pesquisas, nove entre dez pessoas que sofrem de problemas mentais deixam de receber tratamento adequado em algumas cidades, logo fica inegável a precariedade da saúde brasileira.
      Fica evidente, portanto, que as doenças mentais precisam ser combatidas. Como forma de garantir isso, cabe ao Ministério da Saúde investir em centros de apoio em todas as redes de saúde, apresentando palestras com psicólogos para o auxílio no tratamento. Para esse fim, é necessário que o Estado disponibilize mais verbas para o setor da saúde promovendo mais acessibilidade às medicações. Assim, a sociedade brasileira poderá garantir o exercício da cidadania a todos os setores sociais e, finalmente, ultrapassar antigos paradigmas.