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Enviada em: 07/03/2019

O território brasileiro , durante o século 15 e 16 , passou por um intenso processo de colonização pelos lusitanos , que forçaram ao povo nativo sua religião e cultura , ao instalar um governo monárquico absolutista , e somente no século passado que homens e mulheres , independente da classe social ou etnia , puderam exercer seu direito de decidir quem irá lhes representar , por meio do voto . Porém , numa realidade em que tal direito já se encontra garantido a todo cidadão , os jovens brasileiros não mais possuem a vontade de participar do meio político de seu país . Nesse viés dois aspectos fazem-se relevantes : a falha do sistema educacional na formação do indivíduo e o pensamento enraizado de que todo político é corrupto ,o que resulta em um eleitor conformista .   Primeiramente , segundo dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral  (TSE) em 2018, houve uma queda de quase quinze porcento no número de votos entre os jovens de 16 e 18 anos , em que a participação é opcional . Conclui-se , portanto , que o interesse dos mesmos pela vida política nacional teve um sério declínio , fato que se espelha no falho sistema educacional . A escola tem como função formar a capacidade cognitiva , identidade cultural e promover a formação de cidadãos mais participativos e capazes de gerenciar o futuro da nação , ideal que não se concretiza em todos os casos, e favorece a uma vida politicamente mais conturbada .   Faz-se necessário ressaltar que , em uma república democrática como o Brasil , o representante é o espelho da escolha da maioria nacional , logo , um político corrupto é proveniente do descaso e mal uso do voto do cidadão brasileiro . Como a imagem do político está enraizada na sociedade como desonesto , o jovem , por não desenvolver completamente o pensamento crítico em função da falha educacional , torna-se conformista e não luta por mudanças , que propicia assim a uma imagem do voto como não mais do que mais uma obrigação política .   Assim como dito por Karl Marx , a realidade é dependente do contexto histórico , e somente o ser humano possui a capacidade de alterá-la . Por conseguinte , o Sistema Executivo , juntamente do Ministério da Educação , deve promover uma maior certificação do ensino de qualidade , por meio de fiscalizações periódicas nas escolas nacionais , a fim de promover o crescimento de um cidadão crítico e capaz de gerenciar e participar da política brasileira , além de promover um investimento mais eficaz dos impostos destinados à educação .