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Enviada em: 08/08/2019

Desde a Antiguidade, a educação está presente na formação do cidadão e para alavancar o país. Atualmente, ela possui a mesma eficácia porém enfrenta modificações ao longo dos anos. Como exemplo, é o movimento escola sem partido, em que o professor deve desenvolver o pensamento crítico do aluno sem a doutrinação, não havendo consequências na educação e ideologia do aluno como formação do cidadão.   Em primeiro instante , cabe mencionar a ideologia de Karl Marx, em que a mesma não deve ser mostrada de forma doutrinada e sim como o intuito do professor mostrar ideologias diferentes. Assim, como consequência, desenvolverá o pensamento crítico do aluno, para que ele não se torne alienado em qualquer situação.   Em segundo instante, o professor pode expressar o seu ponto de vista, mas sem querer impor como verdade absoluta. Isso porque deve haver equilíbrio, para que o professor não passe uma visão elitista gerando uma contrariedade entre alunos em que eles não possuem sua liberdade de escolha.  Em virtude dos fatos, o pensamento do aluno deve ser desenvolvido sem a doutrinação. Para isso, o Ministério da Educação por meio de palestras com os professores com o objetivo de elucida-los sobre o movimento escola sem partido. Posteriormente, é necessário que haja uma palestra somente com os alunos para que os incentive a denunciar caso ocorra processo de alienação por parte dos professores.