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Enviada em: 20/08/2019

O filósofo Sócrates foi responsável pela criação de um método utilizado na política ateniense do século IV a.c., principalmente por jovens, que estimulava-os a refletir e posicionarem-se diante dos acontecimentos da pólis. No entanto, mesmo após conquistas em todo o mundo advindas desse método dialético, a participação dos jovens na política brasileira encontra-se debilitada, seja pela negligência desse grupo ou até mesmo pelo uso constante da tecnologia. Dessa forma, mudanças são necessárias a fim de modificar esse cenário preocupante.       De início, vale ressaltar que muitos jovens estão alheios aos acontecimentos do país. Segundo o jornal O Globo, o número de jovens de 16 e 17 anos aptos a votar diminuiu em cerca de 200 mil, e isso deve-se à falta de conhecimento acerca das propostas governamentais frente a problemas que ocorrem diariamente em todo o país como violência, criminalização, corrupção, pobreza, problemas ambientais, além do desinteresse de inúmeros jovens que afirmam não acreditar na política brasileira ou não se identificam com o discurso de nenhum dos candidatos em período de eleição. Com isso, nota-se a necessidade dos jovens de pesquisarem mais a política do país.       Ademais, é importante salientar que o uso exacerbado da tecnologia provoca uma alienação nos jovens brasileiros em respeito a manifestações políticas. As discussões políticas entre esse grupo ocorrem majoritariamente na internet, por meio de redes sociais, no entanto, devido à facilidade de anonimato presente nesse meio de comunicação, alguns internautas utilizam como ferramenta de poder a divulgação de Fake News, discursos de ódio e em outros casos, para fugirem da violência física e da exposição, muitos optam por permanecerem manifestando atrás das telas, geralmente não obtendo notoriedade. Logo, percebe-se uma comprovação da premissa do cientistas Albert Einstein de que a tecnologia ultrapassou a humanidade.       Portanto, medidas são indispensáveis a fim de aumentar a participação política dos jovens no Brasil atual. De acordo com o líder pacifista Gandhi, o futuro dependerá daquilo que fazemos no presente, logo, é preciso que o Ministério da Educação, órgão responsável pela formação crítica da população, implemente nas escolas e universidades a Cidadania como disciplina por meio da promoção de debates e pesquisas semanais para ampliar a noção crítica e política dos jovens. Com essas medidas, que não excluem outras, a ideia de democracia proposta por Sócrates será finalmente alcançada.