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Enviada em: 13/08/2019

A Primavera Árabe, em 2013, foi um movimento contra os governos autoritárias que vigoraram no Oriente Médio, os protestos eram organizados por jovens, por meio das redes sociais. Nesse contexto, no Brasil contemporâneo, do protagonismo Juvenil no ambiento político é irrisório, visto que a inercia estatal, não oferece caminhos para a participação desse indivíduo no âmbito político. Sendo assim, grande parte desses brasileiros, sem consciência política e social, são prejudicados.       Em primeiro plano, conforme afirma a filosofia de São Tomás de Aquino, é inegável todos os indivíduos em uma sociedade democrática possuem a mesma importância, pois exercer a cidadania é um direito natural do homem. Entretanto, nota-se que a inclusão dos jovens na política, cuja é um ato de cidadania, é dificultado pelo Estado, porquanto, nas escolas, não há aulas de educação política, que objetivem estabelecer conceitos básicos como ética e moral, além proporcional um pensamento crítico. Assim, diferente do que acontecia na Grécia Antiga, onde na Ágora, os cidadãos opinavam acerca da administração pública, não há locais propicio para que o jovem possa expor suas ideias e desenvolve-las em sociedade.           Em segundo plano, tem se a consequência dessa conjunta. Diante de tal cenário, muitos jovens se tornam alienados e afastam-se da política, logo tal grupo é influenciado pelas mídias sensacionalistas, que manipulam informações, de modo que esses indivíduos não têm conhecimento sobre a realidade brasileira, ratificando o título “Geração Coca-Cola" dado por Renato Russo. Desse modo, a participação política não é efetiva, visto que um significante número de jovens não conhece a função de um deputado, senador ou vereador, fazendo com que ao votar, muitos jovens cometam equívocos, escolhendo candidatos que não representam seus respectivos interesses.          Portanto, diante dos argumentos supracitados, faz-se necessário a atuação eficaz do Poder Público, objetivando o aumento do protagonismo juvenil no Brasil. Dessa forma, urge ao Poder Municipal, por meio do Ministério ao Educação, instituir nas escolas aulas extracurriculares, para o ensino médio, ministrados por cientistas políticos, com o intuito de informando aos estudantes sobre como funcionar o sistema presidencialista no Brasil. Ademais, é preciso que os mesmos Órgão competentes promova m nos centros educativos assembleis estudantis, favorecendo a atuação desses na política, exercendo a cidadania. Dessa maneira, com adoração de tais medidas será possível uma participação ativa e revolucionaria dos jovens, assim como ocorreu na Primavera Árabe