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Enviada em: 24/08/2019

Na história recente do Brasil, as jornadas de 2013, foram manifestações lideradas por jovens do grupo MPL, Movimento do Passe Livre, a fim de defender seus interesses. Embora, movimentos como esse, demonstre a importância da participação dessa faixa etária no cenário político, tal colaboração ainda é limitada devido a fatores culturais e a negligência governamental.  Em primeiro plano, cabe ressaltar que na contemporaneidade, o debate e as manifestações políticas são comumente expressadas na internet. Assim, quando sociólogo Pierre Lévy salienta a cibercultura como uma sociedade hiperconectada, corrobora que novas práticas e costumes são adotados no cotidiano dos cidadãos. Porém, ainda que a inserção dessas novas práticas digitais, sejam essencialmente válidas, os jovens têm se limitado apenas ao compartilhamento de informações e participação nas redes sociais. Consequentemente, o comodismo impede que as pessoas se manifestem fisicamente , gerando o "ativismo de sofá".  Outrossim, são as crises de representatividade na esfera executiva do país. Posto que, é inegável que a corrupção por parte de representantes do Estado e a polarização de ideias, resultam no desinteresse dos jovens. Ademais, o termo, crise do metarrelato, enfatizado pelo filósofo Jean François Lyotard, exemplifica o descrédito da sociedade pós-moderna aos discursos de "soluções universais". Desse modo, uma parte significante dos jovens não buscam informações e se submetem à alienação.  Evidenciam-se, portanto, que o papel transformador dos jovens na participação política se encontra limitada. A fim de atrair os jovens à colaborarem nessa esfera, cabe ao Ministério da Educação em parceria com ONGs ligadas à questão, promover debates regularmente sobre estruturas políticas , história e atualidades, por meio de palestras com profissionais que incentive e orientem sobre os modos de participação. Além disso, o poder Legislativo deve criar cotas para inclusão de mais jovens em Congressos e debates a fim de formar pessoas engajadas.