A persistência do “jeitinho” na sociedade brasileira.

Envie sua redação para correção
    A sociedade brasileira possui uma característica que lhe é peculiar, o seu "jeitinho", modo que a população utiliza para solucionar problemas diários de forma criativa. Criatividade essa que pode ser positiva, mas na maioria das vezes traz sérias consequências por ser também enganosa, corrupta e que precisa ser evitada. 
    Conhecidos por sua hospitalidade e receptividade pelos estrangeiros, agindo de forma afetiva e somente pela emoção, fica fácil conquistar os mesmos com esse jeitinho que só os brasileiros têm. 
    Visto que não só de aspectos positivos seja caracterizado, o "jeitinho" passou a ser a forma que a sociedade brasileira usa para se aproveitar em diversas situações, seja cortando uma fila, seja passando no semáforo quando vermelho, são uns dos exemplos mais marcantes desse fato. Passado de geração em geração, só vem se tornando cada vez mais comum. 
    Portanto, há muito o que fazer. Sendo uma cultura repassada por muito tempo, faz-se necessário, por meio do Ministério da Cultura, orgão do Governo Federal, juntamente com a mídia e o Ministério da Educação, políticas públicas, palestras e propagandas educacionais afim de conscientizar e fazer com que a população, de modo geral, internalize a mensagem que está sendo passada e consiga entender o quão triste e absurdo é esse jeitinho brasileiro, e que ele não deve, de jeito algum, ser visto como uma qualidade da nossa nação.