Envie sua redação para correção
    Presente desde as atitudes mais sutis até as de impacto em grande escala, o jeitinho brasileiro é conhecido  como um traço de personalidade que consiste em tirar constantemente vantagem para si. De modo que o Brasil passou a ficar conhecido por ele, o Brasileiro foi rotulado como oportunista, e também não consegue se livrar da fama pelo reconhecimento internacional da prática.
    '      Diante as situações adversas enfrentadas no dia a dia, a psicologia de Young postula que o processo de aprendizagem da criança cidadã se dá principalmente pela convivência com os pais e familiares. Neste contexto, a atitude imediatista tomada pelos Brasileiros conhecidos por possuir esse traço é embasada numa herança cultural, onde as crianças assistem seus pais na infância, e reproduzem sem nenhum remorso o que aconteceu previamente. Esse traço é facilmente identificado e duramente criticado por culturas em que a política é bem evoluída, levando-se à rotulagem do Brasileiro.
          Ademais, no contexto social, a prática do jeitinho tem seu valor no empreendedorismo social por estimular atitudes extrovertidas, que acolham e integram pessoas em projetos diversos como atitudes ambientais e ação de ONGs para contornar um problema socioambiental. Em contrapartida, a imagem do Brasileiro continua comprometida por suas soluções imediatistas, resolvendo seus problemas em detrimento dos arredores, não conseguindo desconstruir a fama de malandro.
          Em síntese, o jeitinho é um traço pessoal e cultural, que afeta desde as práticas políticas quanto a imagem externa do Brasil. Resolutivamente a educação ainda se mostra como a ferramenta mais eficiente de transformação humana, e deve ser veiculada com metodologias alternativas de resgate à cidadania em instituições públicas e privadas de ensino, a fim de garantir um futuro sólido e próspero para as gerações por vir.