Envie sua redação para correção
    O chamado ''jeitinho brasileiro'' é uma cultura presente no Brasil que consiste no cidadão agir de forma corrupta e antiética mas ainda assim ser louvado como alguém esperto, não como alguém corrupto. Esse aspecto é de extrema preocupação não apenas para a cultura e moral dos brasileiros mas também nas áreas da política, comprometendo o país de forma direta.
     A cultura do ''jeitinho'' na sociedade brasileira se reflete também no Congresso, um país com pessoas desonestas faz políticos desonestos, policiais desonestos, juízes desonestos e a lista continua. A pior parte é esse tipo de comportamento ser louvado, não repugnado, o corrupto no Brasil é considerado esperto, não perverso. Isso não vale apenas para desvio de dinheiro ou compra de votos, a corrupção que corrói o país a anos não está somente em Brasília, esta implícito na maneira de pensar da sociedade e na maneira como a mesma vê a corrupção, em maior ou menor escala.
     Mas como essa fama de corrupto e desonesto se alastrou sobre o brasileiro? Alguns defendem que é de natureza, já que na época que o Brasil era colônia de Portugal, as pessoas enviadas para ocupar essas terras eram justamente as desonestas, os criminosos portugueses. Porém, esse tipo de comportamento foi construído com o tempo, em um efeito dominó em que os honestos se tornavam corruptos pois os desonestos  conseguiam vantagens por agirem de forma egoísta em benefício próprio, criando-se, assim, uma cultura relacionando o brasileiro com a corrupção.
     É preciso uma releitura por parte dos brasileiros em relação a sua história e maneira de agir, já que o ''jeitinho brasileiro'' não somente é imoral como também cria um sentimento de desconfiança no que se refere ao Brasil, nas áreas da política por exemplo, os eleitores se encontram confusos, já que não tem em  quem confiar seu voto, o que pode se espalhar em várias outras áreas de trabalho. Com isso o Brasil se tornaria um país mais justo, ético e, pelo menos a longo prazo, diminuiria o problema da corrupção no país.