Envie sua redação para correção
    Seja em filmes ou em propagandas, a figura engraçada do personagem que sempre tenta ganhar alguma vantagem de forma ilícita está presente, como em uma propaganda de cigarros de 1970 com o jogador Gérson que finalizava com o bordão `` gosto de levar vantagem em tudo, leve você também´´. Todavia, a persistência desse jeitinho pode incentivar ou mesmo justificar casos de corrupção presentes na sociedade brasileira. Portanto, torna-se necessário que algo seja feito para mudar essa situação.
          Primeiramente, as constantes notícias sobre corrupção praticadas por autoridades sem ser dada a devida punição prevista em lei, pode incentivar esse dito jeitinho. Por exemplo, o pesquisador Dan Ariely em seu livro `` A Mais Pura Verdade Sobre a Desonestidade ´´, afirma que as pessoas tem a mesma propensão a serem desonestas, mas o mau exemplo pode encorajar as pessoas a praticarem atos ilícitos. Logo, diate de um cenário de impunidade as pessoas são incentivadas a praticar o jeitinho brasileiro.
    
          Além disso, a relativização da corrupção também presente na figura do bom malandro que não rouba dinheiro, mas ganha alguma vantagem de forma ilegal ajuda a contribui para persistência do jeitinho brasileiro. Só para ilustrar, Dan Ariely, fez um experimento em que os candidatos eram recompensados pelo número de questões que acertavam em um teste, todavia quanto a recompensa era dada em presentes no lugar de dinheiro, o número nos casos de corrupção cresciam. Assim, a relativização de atos ilegais ajuda na persistência da corrupção.
    
          Por tudo isso, o Governo deve, por meio de uma medida provisória diminuir a burocracia para se investigar casos de corrupção praticados por autoridades dessa forma garantindo a punição prevista em lei para essas pessoas e beneficiando a população com o exemplo a ser seguido. Paralelamente, a mídia por meio de entrevistas com especialistas no assunto deve, demonstrar que relativizar a corrupção não a torna menos grave, assim a população ficara mais esclarecida sobre o assunto, dessa forma o brasil pode finamente superar esse dito jeitinho.