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Enviada em: 15/03/2019

A persistência do racismo no Brasil é um grande inconveniente para o cotidiano nacional, visto que prejudica as relações sociais de modo a dificultá-las e deixá-las desagradáveis. Nesse contexto, por meio do trecho "No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho.", do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, nota-se que a sociedade, ao longo de seu desenvolvimento, encontra adversidades em sua caminhada, neste cenário, um revés conhecido desde o período da colonização e que, infelizmente, ainda não foi superado.       Um dos fatores que colaboram para a estagnação deste cenário é a ineficiência nos métodos de ensino, que falham em transmitir valores sociais a fim de combater este preconceito que está enraizado nos pensamentos da sociedade, deste modo, não há avanço no quadro de combate. Além disso, muitas vezes o racismo tem início na própria escola, onde os alunos não são devidamente alertados quando praticam ofensas contra essas pessoas e se familiarizam com esta prática.        Ademais, é importante ressaltar que há relatos do problema desde o período da Antiguidade, que se estendeu do século VIII a.C ao V d.C, o que mostra a persistência deste não só no Brasil, mas em outros lugares do mundo. Essa grande incidência traz como resultado, por exemplo, a desigualdade social, já que muitos negros, normalmente, possuem menos oportunidades e condições e com isso, formam a maior parte da população considerada pobre no país.      Diante desse contexto, nota-se que o problema é uma grande pedra a ser removida do caminho para o desenvolvimento. Assim, faz-se necessária a ação do governo para que insiram o ensino de valores no cronograma público de estudos, deste modo, utilizar-se-ia materiais didáticos específicos para o trabalho, além da reformulação das leis contra o racismo, deixando-as mais rígidas. Também é essencial o aumento de políticas que beneficiem os negros, a fim de que eles possam ter condições próximas às da maioria da população, desta forma, atinge-se a igualdade.