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Enviada em: 05/05/2019

Na contemporaneidade, a sociedade brasileira tem passado por situações controversas que levantam inúmeros questionamentos. Posto isso, é mister debater sobre a persistência do racismo no contexto atual, mesmo diante dos grandes avanços após a luta pelos direitos dos negros. Nesse sentido, cabe promover caminhos para que a segregação racial seja um assunto do contexto social vigente.        Em primeiro plano, cabe mencionar a escravidão com principal vertente da segregação racial em sociedade. Historicamente, o termo racismo, derivado do latim, consiste em uma teoria que tende a diferenciar homens por meio de questões de ordem cultural, a qual se estendeu nas sociedades ao longo da história. Analogamente, a concretização desse preconceito através de eventos ocorridos durante o regime escravocrata, inferiorizava a comunidade negra e negava-lhes o direito à liberdade de expressão e a conceitos básicos vigorados na Constituição dos Direitos Humanos, tratando esses indivíduos como objetos.         Em segunda análise, é importante destacar, portanto, a solidificação da problemática que reflete em inúmeros abismos sociais na atualidade. Nesse sentido, quando a sociedade é exposta à ignorância e à alienação, é dificultoso abordar conceitos que possibilitem a igualdade de direitos. Assim, a intolerância racial torna-se um fator demarcado pelos fragmentos que, apesar de contraposições e leis que a julgam como um delito de ordem étnica, que ainda excluem indivíduos socialmente pela cor da pele, deturpando a imagem do negro.        Portanto, visando estabelecer um corpo social livre das injúrias étnicas, cabe ao Poder Legislativo fazer reforma constitucional sobre os direitos do negro na contemporaneidade, evitando a incidência de denúncias sobre casos de intolerância racial. Ademais, com o intuito de inibir o preconceito gerado por questões que inferem na herança patriarcal de algumas camadas sociais, cabe ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) promover projetos e palestras contra a intolerância social e, vinculá-la no ambiente escolar, promovendo dinâmicas de interação social para que esse problema não se concretize em peno século XXI.