Materiais:
Enviada em: 04/02/2018

A Lei de Talião , ou lei de retaliação , é um princípio criado na Mesopotâmia que exigia que um criminoso fosse punido com um sofrimento de igual proporção ao que causou . A ideia , por incrível que pareça , era conter vinganças desproporcionais e não incentivá-las . Por conseguinte , no Brasil , ultimamente observa-se uma certa lentidão e ineficiência da justiça e a propensão dos cidadãos a realizarem o que seria papel do judiciário . Portanto , nota-se a prática da justiça com as próprias mãos no contexto atual , nesse sentido , é necessário entender os porquês dessa problemática , os quais estão relacionados a fatores políticos  e educacionais .                                                                                                        Inicialmente , destaca-se o plano político da questão . De fato , como bem ilustrou Hegel , o Estado , é um todo ético organizado , isto é , o verdadeiro porque , é a unidade da vontade universal e da subjetiva . Logo , teoricamente , possui o monopólio da justiça e da violência o que garante coesão social. Contudo , ao falhar ou tardar em cumprir sua função punitiva , esse agente pode ser visto por muitos como ineficiente ou conivente , o que estimula fenômenos como os linchamentos , resquícios de ações que se encontram desde as comunas primitivas , um rito sacrificial . Entretanto , o Estado e a Constituição são as substâncias éticas por excelência , são os representantes da liberdade concreta , efetiva .                                Dessa forma , Émile Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo . Para ele , ´´a educação é uma socialização da jovem geração pela adulta´´ . Não obstante , a formação escolar brasileira não trata de forma aprofundada a justiça , tangenciando-a em poucas aulas de ciências humanas . Consequentemente , indivíduos sem uma formação sólida pode vir a cometer atos de barbárie quando em momentos de estresse e pressão , regredindo ao estágio da antiga civilização da Mesopotâmia e ao princípio do ´´dente por dente , olho por olho´´ , pregado pelo Código de Hamurabi .           Torna-se cristalina , dessa forma , que a solução para esse problema no Brasil envolve os mais diversos setores da sociedade civil . Para tal , é necessário a mudança na estrutura educacional e política . Logo , o judiciário eficiente é necessário para se oferecer mudanças nas políticas públicas e uma participação da sociedade nas discussões  e soluções desse problema de abrangência nacional . Sendo assim , as escolas devem abordar com mais atenção os aspectos da justiça . Para tanto aulas de sociologia e história que abordem Hegel e Émile Durkheim podem ser usados para propor discussões mediadas pelo professor o que incutará nos alunos e consequentemente nos cidadãos o ideal de justiça .