Envie sua redação para correção
    ''Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a inverdade, por menor que seja, pode estragar toda a vida de uma pessoa''. Essa frase é de Mahatma Gandhi - um dos maiores líderes da humanidade. Entretanto, mesmo com todo o desenvolvimento social e tecnológico presente, existem grupos midiáticos que não se preocupam em distorcer fatos e disseminar mentiras, pelo simples intuito de geração de audiência.
      Em primeiro lugar, é importante salientar que a manipulação dos fatos por órgãos midiáticos é de extrema periculosidade para as estruturas democráticas da sociedade. Segundo os princípios básicos e as cláusulas pétreas da constituição federal, é faculdade irrefutável e inviolável de qualquer cidadão o direito a presunção de inocência e a ampla defesa das acusações devido aos trâmites legais. Torna-se claro, à vista disso, que qualquer tipo de matéria jornalística que fira esses direitos básicos está atacando gravemente o sistema democrático, cabendo, assim, ser adequadamente punida pelas instituições federais.
     Ademais, outro grande fomentador dessa problemática é a impunidade com a qual a grande mídia brasileira é beneficiada, pois esta fere direitos democráticos frequentemente e nada lhe acontece - culpa suspeitos, acusa sem saber o outro lado, dissemina provas sem confirmar sua veracidade, e etc. De fato, como disse o ex-primeiro-ministro Winston Churchill: ''A corrupção mais perigosa que existe é a da mídia, pois ela tem a capacidade de se travestir de opinião pública''. Dessa maneira, é explícito a importância da punição na mídia, mesmo que seja a de grupos poderosos.
     Fica evidente, portanto, que o sensacionalismo e as inverdades no jornalismo brasileiro precisam ser amplamente combatidos. Nesse sentido, faz-se necessário que o Ministério da justiça efetive a punição de qualquer tipo de inverdade ou manipulação no sistema midiático, aumentando a fiscalização e proporcionando número para denuncia, para que a mídia brasileira não continue se colocando acima da lei. Só assim, a frase de Gandhi será enaltecida e o cidadão brasileiro assegurado de seus direitos.