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Enviada em: 08/09/2019

Sensacionalismo e a mídia    O sensacionalismo é um termo utilizado para caracterizar uma comunicação em que eventos e histórias são exibidos de forma exagerada e (ou) extravagante. Ele surgiu na França, desde antes do século XVI, principalmente sobre livros que possuíam  o objetivo de ensinar lições de moral aos seus leitores.    Esse meio de transmitir informações não se cessou com o tempo, hoje em dia milhares de mídias o utilizam como uma forma de se obter espectadores, por exemplo. Toda via, este recurso acaba sendo prejudicial, tanto para a mídia quanto para o seu público, pois quando se exagera ao relatar um acontecimento acaba-se tangenciando a verdade sobre ele.    A princípio disto, uma grande quantidade dos conjuntos de meios de comunicação acabam sendo vistos de forma dissimulada e enganosa, prejudicando assim o seu prestígio e a sua fama dentro de uma sociedade.    Portanto, necessitam-se de medidas para que a verdade seja o principal objetivo dos meios de divulgação de informações quando relatam uma notícia. Logo, o Ministério Público Federal junto da organização Repórteres Sem Fronteiras deveriam impor critérios que estimulem e forcem a diminuição do uso do sensacionalismo como um eixo para se obter audiência, isto através de de pesquisas e divulgações sobre quais mídias extravagam ao expor  o ocorrido de um evento. Essa pesquisa seria realizada sobre toda e qualquer história no momento em que ela fosse disseminada, principalmente sobre as mídias que possuem um nível elevado de fama. Desta forma, pensando nas palavras de Mahatma Gandhi "Posso ser uma pessoa desprezível, mas quando a verdade fala em mim, sou invencível", conquistar um público através da verdade não deve ser algo impossível de ser realizado.