Materiais:
Enviada em: 05/10/2019

No jornalismo brasileiro, se desenvolve um grave problema, o sensacionalismo. Esse entrave, é o ato de emitir uma informação tendenciosa, com o plano de impactar o seu público alvo. Isso ocorre, pois os a maioria dos jornais só querem aumentar à audiência, somado a falta de informação e senso crítico da maioria da população. Com isso, é preciso uma intervenção para sanar o problema.       Dessa forma, os editores dos noticiários focam muito em aumentar a audiência, já que isso eleva seus lucros. Ou seja, quando um jornal é muito vendido, assistido ou visualizado nas múltiplas mídias, gera lucro às gazetas, faturando milhões com uma simples notícia.  Isso causa um grande contratempo, pois são informações que muitas vezes passam levantamentos falsos ou que falam somente opiniões emotivas e não fatos verídicos, influenciando seus alvos a comprar descrição através das emoções deles. Esse tipo de dominação é explicada por Weber , como sendo uma "Dominação Carismática", no qual um senhor (jornais)  através da sensibilização fazem seus servos (público) a pensarem ou agirem como eles querem, para visualizarem suas publicações e crescer o número de espectadores e respectivamente o lucro.       Ademais, grande parte da população acaba sendo dominada por essa informação sensacionalista e nisto ocorre o compartilhamento dessas notícias de diversas formas. São exemplos disso, as corretes de "Whatsapp" ou grupos de publicações no "Twitter ou Facebook", em que são enviados grandes volumes de reportagens sensacionais. Essa grande distribuição de informação emotiva é causada pela falta de opinião crítica e analise de fatos. Isso é ocasionado pela "Educação Bancaria" brasileira,  que foi desenvolvida por Freire, na qual são depositados os conhecimentos nos alunos e não ensinados a desenvolve-los, com  questionamentos e críticas, verificando e entendendo o que foi passado à eles. Com isso, os espectadores, frutos dessa educação, tendem a ler e acreditar no que leem.       Dado o exposto, as escolas devem trabalhar melhor a interpretação de texto dos alunos. Isso deve ser feito, por meio das aulas de português,e literatura, pois desenvolvem o senso crítico dos alunos e  interpretação. Desse modo, a população brasileira não será afetada pelo sensacionalismo jornalistico.