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Enviada em: 19/09/2017

É incontrovertível que o Brasil possui multifacetas culturais devido à descendência histórica de vários países durante o seu processo de desenvolvimento, a partir do século XVI. Porém, ironicamente na contemporaneidade, o gigante miscigenado se vê enclausurado em práticas discriminatórias contra aqueles que, no passado, deram origem à sua formação. Nesse sentido, depreende-se que a xenofobia - aversão a pessoas estrangeiras - é um problema oriundo da desinformação sociocultural e que precisa ser, urgentemente, exterminada.      Inicialmente, é válido ressaltar que um dos maiores discursos dos xenófobos é expor que os imigrantes se apoderariam dos direitos mais básicos e causariam uma grande desordem no país. Isso porque, em virtude da promulgação do Acordo de Residência, conciliado pelo Mercosul, os imigrantes de nacionalidade desse bloco econômico, como por exemplo os argentinos e bolivianos, agora possuem garantia à residência e ao emprego em terras tupiniquins; então, estariam sujeitos a gozar das mesmas regalias que os brasileiros. Com isso, em razão da crise econômica e do crescente desemprego, os estrangeiros agravariam a atual situação, de forma a tomar posse das já atrofiadas vagas de trabalho.         Contudo, este argumento está distorcido, uma vez que os imigrantes incentivam a inovação e criam mais ocupações e oportunidades. Nessa perspectiva, conforme o economista Ulf Rinne, "sem imigração haveria mais desemprego"; portanto, observa-se que a insipiência dos xenófobos impulsiona pensamentos totalmente inverídicos. Dentro deste aspecto, é fundamental apontar a falta de diálogo, nas escolas, sobre a questão da aceitação de outras culturas, principalmente porque, nos últimos anos, de acordo com pesquisas da Polícia Federal, o número de imigrantes aumentou 160% no Brasil. Sendo assim, a escola ajudaria o jovem a se manter informado quanto às diferenças de costumes existentes.      Fica evidente, portanto, que a ignorância é a principal causa para a xenofobia. Logo, faz-se necessário que o Ministério da Educação, em parceria com Organizações não Governamentais, promova atividades nas escolas que aprofundem assuntos relacionados à culturas diferentes, como por exemplo o recebimento de algum imigrante ou refugiado, para que ele conte a história de sua cultura — em palestras — e mostre aos jovens os benefícios que os imigrantes trazem, além da importância das pessoas de abdicar de sua nacionalidade e, por conseguinte, pensar na humanidade como um todo, independente da cultura, religião e tradições. Além disso, a mídia pode abordar a temática por meio de novelas e propagandas, preferencialmente nos horários de pico de audiência, de modo a alertar a população que a xenofobia é um ato desumano e que, ainda por cima, fere a Constituição brasileira. Destarte, com a implantação das medidas, o respeito e a cidadania serão estimulados.