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Enviada em: 22/03/2018

A Constituição Brasileira prevê em seu preâmbulo uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos. Tal sociedade exige a reflexão crítica e a construção de comportamentos que reconheçam a diversidade humana. No entanto, a atual sociedade brasileira está infectada pela xenofobia. Dado que, há sintomas claros dessa patologia social apresentados nos últimos anos. O desconhecimento dos indivíduos acerca da pluralidade humana e de seus próprios dogmas é um grande agravante da xenofobia no Brasil.      No mundo, árabes e muçulmanos são discriminados e julgados terroristas por muitas pessoas, uma vez que estas têm o primeiro conceito deles  influ-enciado por ações terroristas do Estado Islâmico, divulgadas mundial-mente.No Brasil, nordestinos foram vítimas de piadas e comentários xenofóbicos. Os agressores acusaram o povo do Nordeste, por constituírem maioria dos eleitores do PT, de "venderem-se por programas sociais, que seriam usados para a manutenção de suas vidas preguiçosas."     "Por medo de entrar num terreno desconhecido, preferiu a mediocridade de uma vida conhecida.", nesse trecho de -Aprendendo a viver- Clarice Lispector critica uma angústia crônica do homem, o medo do desconhecido. Esse medo ativa um perigoso mecanismo de defesa, no qual nossos cérebros padronizam tudo que é novo ou diferente, então,criamos estereótipos. Essa normatização implica preconceitos como a xenofobia e pode ser exemplificada em casos como os dos estereótipos citados (do 'Fundamentalista islâmico' e do 'Nordestino preguiçoso').       Nesse contexto, é nítido  que o remédio para a xenofobia no Brasil é a informação acerca das diversidades internas e internacionais. Portanto, o Ministério da Cultura, com apoio das mídias populares, pode promover eventos, tais como festas e palestras sobre as diversas culturas à população, a fim de aproximar os indivíduos. Além disso, cabe ao MEC intensificar os estudos filosóficos e sociais nas escolas, para que, assim, os brasileiros aprendam  a refletir criticamente não só acerca de estereótipos, mas também  dos próprios dogmas.