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Enviada em: 07/03/2019

Durante a primeira fase do Romantismo, da literatura brasileira, o índio foi nomeado heroi nacional, onde seus costumes e tradições eram engrandecidos. No entanto, atualmente os índios vêm sendo tratados como estrangeiros em sua própria terra, devido a desapropriação de seus territórios, e a violência excessiva para com seus povos, devido a ausência do conhecimento, por parte do povo brasileiro, sobre sua importância histórica durante a formação do mesmo.               É notório, a continuidade do processo de desapropriação cultural e territorial dos aborígenes brasileiros, que ocorreu durante o período da colonização brasileira, até os dias atuais. Devido a falta de concordância do Governo Federal para com o artigo 231 da Constituição Federal de 1988, que garante a demarcação de uma parcela do território nacional, já habitado pelos índios, para a livre disseminação de seus costumes sobre a mesma. Essa discordância dá-se pelo interesse político do governo, por vezes com viés financeiro, sobre as terras.            Outrossim, a falta de conhecimento da população brasileira a respeito da importância cultural do índio para a formação da mesma, provém da deficiência educacional brasileira que carece de informações em sua base curricular nacional voltadas, especificamente, para os aborígenes brasileiros, responsáveis, juntamente dos europeus, pela miscigenação do Brasil. Este fato ocasiona em inúmeros casos de violências contra os índios, ferindo seu direito à segurança nacional. Requerendo, dessa forma a atuação de órgãos governamentais para resolver os impasses.           Em comento, para retomar a importância do índio na sociedade brasileira, cabe à Fundação Nacional Indígena, a partir de investimentos do governo federal, reassegurar de forma mais efetiva o direito às terras aos índios para garantir sua segurança cultural. Por fim, é dever do Ministério da educação reaver a base curricular, para que o índio possa, sempre, ser lembrado como heroi nacional, para evitar a violência para com estes.