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Enviada em: 23/03/2019

Questão indígena no Brasil    A colonização do Brasil perfez da vinda dos portugueses ao país, que trouxe consigo o extermínio de povos nativos, devido aos conflitos aramados, doenças chegadas da Europa e escravidão autóctone. Sob essa perspectiva, em um mundo contemporâneo dominado por discriminação, ainda há pessoas, oriundas da população natural, que sofrem implicações sociáveis análogos aos panoramas históricos. Com isso, convém ressaltar que o racismo e o preconceito descarecem de uma atuação nos âmbitos sociais formadores de opinião, com o desígnio de fermentar a conscientização da nação.     Segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, em sua obra instituições zumbis, afirma que alguns institutos sociais perderam sua função sociável mas se mantêm à quaisquer fadigas, redarguindo á associações que não cumprem seu devido papel na sociedade. À vista disso, a instituição zumbi, dita por Bauman, pode ser representada pelo corpo socialista, que, de forma repulsiva e discriminante, exclui os habitantes nativos de suas terras e tradições. Logo, a continuidade do pensamento de superioridade patológica funcionará como base para a hostilidade, perpetuando a adversidade no Brasil.     Nesse contexto, a constituição federal de 88 estabelece que os povos indígenas têm o direito à diferenças, isto é, de serem índios e permanecerem como tal. Dessarte, assim, que esse direito não refere-se a mais ou menos privilégios, e sim, assegura-los da utilização das suas línguas, costumes e tradições. Outrossim, mesmo com as prescrições que endossam o engajamento dessa gente, ainda há fatos que corroboram a persistência, tais como a marginalização e intolerância perante à sociedade brasileira.     Diante do exposto, sabe-se que a sociedade atual, acelerada e sintética, ainda apresenta estrovos que necessitam de uma intervenção. Desse modo, urge que o ministério da educação, amplie seus métodos de ensino contra o descriminalização, identificando lugares que não apresentam educação escolar indígena, a fim de amplificar os mecanismos educacionais. Ademais, torna-se axiomático que o estado, garanta proteção às terras de solo crioulo, para um cultivo maior aos aborígenes. Somente assim, poder-se-á reverter um globo análogo a falhas, havendo insatisfação diante da problemática, que, narrado por Oscar Wilde em seu posicionamento governamental, é o primeiro passo para o progresso de uma nação.