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Enviada em: 23/03/2019

Em 1500, houve a chegada  dos colonizadores no Brasil. Esse fato, no entanto, simbolizou a aculturação objetiva dos indígenas, onde os europeus impuseram suas tradições a eles. Atualmente, porém, não houve avanço social com relação a isso, visto que os nativos ainda sofrem com a desintegração de seus costumes e territórios, não tendo a efetivação de seus direitos, além de sofrerem com o preconceito histórico-social.     De acordo com o Artigo 231 da Constituição Federal, são reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens. No entanto, nos dias atuais é comum o massacre a esses povos, pois os produtores rurais, tem inserido o agronegócio em terras que por direito são dos índios, devido a falta de interesse governamental para com esse grupo, o que, claramente, contradiz a garantia de segurança e respeito da Constituição.   Não somente, a perda cultural é ainda somada ao ''índio cultural'', isto é, a maneira como os livros escolares os define, com uma visão europeia e preconceituosa, repleta de estereótipos que desrespeitam a diversidade cultural brasileira, tais como : ignorância, preguiça, irracionalidade, a não incorporação de outras culturas e uso de tecnologia. Consequentemente, há falta de reconhecimento e respeito para com esse grupo de brasileiros, que tanto  contribuíram para a história do Brasil, e que devem ser reconhecidos como membros de nossa nação.    Portanto, é necessário resolver o impasse. Cabe ao Ministério da Educação orientar as escolas - para que estas descontruam os estereótipos existentes sobre os índios - por meio da efetivação da Lei 11 645 - que obriga o estudo da história e cultura indígena em todas as escolas do Brasil - através do fomento de debates sobre esses povos, garantindo o reconhecimento histórico deles. Ainda, é viável que a mídia crie campanhas que incentivem a integração deles na sociedade.