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Enviada em: 04/04/2019

Desde a colonização lusitana no território hoje pertencente ao Brasil , ocorreu um intenso desenvolvimento do meio tecnológico e das técnicas de produção na região , o que contribuiu com o crescimento do país no mercado mundial e estabeleceu um amplo fortalecimento das grandes cidades , além dos ideais capitalistas de consumo .  Porém , juntamente com o crescimento urbano , ocorreu o decaimento da sociedade e dos territórios indígenas , que , apesar de serem os nativos da região , foram ofuscados pela dominação , o que infelizmente ainda se reflete no contexto intolerante da realidade contemporânea . Nesse viés , dois aspectos fazem-se relevantes : o ensinamento raso das escolas sobre a cultura e influência indígena na contemporaneidade e a limitação orçamentária da Fundação Nacional do Índio ( FUNAI) .   Primeiramente , o ensino da colonização portuguesa no território nacional cobre a versão lusitana e sua influência na formação cultural do cidadão brasileiro , mas deixa em segundo plano os ensinamentos voltados aos indígenas que aqui habitavam e sua importância sociocultural . As influências indígenas deixaram sua marca em especial na música brasileira, na culinária, nas festas populares, no artesanato e na língua , com cerca de 274 línguas indígenas faladas na nação , segundo dados do IBGE durante o censo de 2010 . Conclui-se , que devido a tal importância na formação e desenvolvimento da identidade brasileira , que as escolas devem promover um ensino mais abrangente e qualificado sobre as questões indígenas , ao promulgar as raízes da cultura nacional .   Ademais , apesar de no Brasil existir uma instituição responsável pela questão indígena (FUNAI) , a fim de garantir seus direitos e territórios , é perceptível que o orçamento público destinado à mesma não cobre todos os gastos necessários à causa . Entre os anos de 2015 e 2016 ocorreu uma redução de tal orçamento em cerca de cinquenta milhões de reais , o que exemplifica o descaso do governo nacional com a área  e seu progresso . Logo , o governo nacional deve ampliar os investimentos tanto no sistema educacional , de forma a conscientizar a população nacional , quanto nos projetos em prol da população indígena brasileira .   Diante dos argumentos supracitados , é evidente a necessidade de mudanças na educação e investimentos públicos . Por conseguinte ,o Ministério da Educação , a FUNAI e o governo nacional devem , respectivamente , garantir a qualidade do ensino , por meio de fiscalizações periódicas por profissionais qualificados , promover a abertura de campanhas de doação para fins indígenas , a fim de expandir os meios de arrecadação , e utilizar de forma mais eficiente o dinheiro dos impostos , de forma a investir nos sistemas educativos e no orçamento da FUNAI , para concretizar as medidas anteriores .