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Enviada em: 05/04/2019

Diversidade do tecido social   Na primeira fase do Romantismo brasileiro, conhecida como Indianista, é notória a idealização do índio, sendo esse personagem tido como um herói nacional. De forma análoga ao que é visto hodiernamente, a valorização da integridade indígena está ameaçada, seja pela desvalorização do Patrimônio cultural imaterial ou por insuficiências político- governamentais.    À princípio, cabe ressaltar que a escassa ou precária abordagem à respeito da importância da herança sociocultural dos índios na escola, ocasiona uma certa comodidade nos cidadãos, que diante do cenário atual de descaso quanto às diversidades nacionais, não compreendem o risco da ameça à perda de um patrimônio cultural. Dessa forma, o papel das instituições de ensino assume grande influência sobre a gravidade que é atribuída aos casos de desrespeito e opressão contra os indígenas.    Em segundo plano, vale salientar que a execução de Projetos Grandiosos, tais como latifúndios, biopirataria e mineradoras, ocasiona entraves com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), órgão que tem por objetivo proteger e cuidar dos aborígenes. A partir do momento que o índio não tem seus direitos de equidade, liberdade, propriedade e igualdade devidamente concedidos, ocorre uma ruptura dos pilares democráticos, que segundo o filósofo Habermas, podem ser reestruturados por meio da Razão Comunicativa, que seria uma política que atenderia a todos , compreendendo suas diversidades.    Com base nessa perspectiva, é imprescindível que medidas sejam realizadas para que o papel do indígena na sociedade seja reconfigurado. Em primeiro plano, o Ministério da Cultura em parceria com a Escola, deve garantir que o arcabouço sociocultural aborígene esteja presente na educação dos jovens, através de sua inclusão na grade curricular, além de excursões promovidas às reservas indígenas, a fim de apresentar na prática a importância do respeito à diversidade, formadora da identidade nacional. Além disso, o Ministério da Justiça, juntamente com a FUNAI , deve assegurar que os direitos previstos na Constituição sejam cumpridos, configurando assim a Razão Comunicativa de Habermas no tecido social brasileiro.