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Enviada em: 09/05/2019

Na literatura brasileira, os romances indianistas marcaram a tentativa de eleger um herói nacional. Desta forma, autores como José de Alencar exaltaram os indígenas em suas obras,colocando-os como representantes de toda riqueza advinda da fauna e flora do Brasil. Todavia, tal valorização não saiu da ficção, uma vez que os índios da atualidade são vítimas de problemas antigos, como direito às terras e a educação.   Inicialmente, a demarcação das terras é um problema no Brasil. Neste contexto, além de serem poucas - considerando a extensão territorial do Brasil - são demorada, visto que, de acordo com o levantamento do Conselho Indigenista Missionário de 2018, 64% das demarcações não foram concluídas. Sendo assim, fazendeiros apropiam-se cada vez mais dessas áreas para exercer a agricultura e pecuária. Observa-se, portanto, que a Constituição de 1988 que estabelece o direito dos índios às suas extensões, não está sendo cumprida, evidenciando o descaso político com aqueles que foram os primeiros habitantes do país.   Além disso as tribos indígenas enfrentam outro sério problema: a educação. Desta maneira, muitas escolas sofrem com a falta de material didático especiífico, fator demasiadamente importante para o aprendizado dos alunos: este impasse pode ser observado a partir de dados do Ministério da Educação que revelam que apenas 53,5% das escolas indígenas possuen esses itens própios, recebem obras produzidas em outro idiomas e por outras etnias, que contam historia de um povo diferentee citam exemplos estranhos à realidade dos  alunos, como uso de girafas e elefantes, animais completamente desconhecido na Amazônia. Portanto, a questão do índio no Brasil precisa ser solucionada. Para que isso ocorra, cabe ao Governo, por meio do Ministério da Justiça, criar ouvidorias para que o processo de demarcações de terra seja mais rápido, com o intuitode que, a curto prazo, as comunidades indígenas não percam outras extensões. Ademais, compete ao Ministério da Educação fornecer capacitação necessária,através de cursos gratuitos, presenciais e à distância, para que os professores de cada tribo possa criar e desenvolver material didático específico para lecionarem. Deste modo a valorização dos índios deixará de ser algo apenas literário e se tornará realidade.