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Enviada em: 12/07/2019

Durante a primeira fase romântica da literatura brasileira, o indígena tem um papel de destaque nas obras literárias, sendo o símbolo de todo o país, um herói nacional. No entanto, essa realidade não faz parte do contexto hodierno brasileiro, a figura do índio na sociedade é pouco expressiva e ao longo do tempo, esse, foi alvo de inúmeras injustiças.   Mormente, é indiscutível que a desvalorização vinculada a esta parte do tecido social da nação está arraigada no processo histórico do país, desde o período colonial. Nesse momento, embora já fossem habitantes do território, esses povos tiveram suas culturas desrespeitadas, foram alvos de massacres e bastante explorados. Atualmente esse fato ainda é vivenciado na educação precária, falta de representatividade, violência e das mais variadas formas de preconceito.   Todos os desafios enfrentados por essa população são contrários ao texto constitucional, no qual o indígena é tratado como patrimônio nacional e devem ser protegido pelo Estado. O maior exemplo disso está na apropriação das terras destinadas exclusivamente aos índios motivada pelo interesse daqueles que estão com o poder em suas mãos. Tal acontecimento leva à expulsão de diversas tribos de suas habitações, afetando de forma negativa para a perpetuação das mesmas e agrava ainda mais a situação de um povo tão esquecido.    Dessarte, haja visto os fatos supramencionados, é necessário que o Ministério da Educação (MEC), em consonância com o Ministério da Cultura (MinC), introduza na base de ensino uma grade direcionada para o estudo da população indígena brasileira, por meio de aulas e palestras, a fim de garantir que os alunos possam entender de forma íntegra, vendo tanto o lado do colonizador como o do colonizado, e a partir disso passar a também lutar pelos índios; além da maior representatividade no campo político para que seus direitos sejam assegurados. Com tais medidas efetivadas, o índio poderá ter sua integridade preservada, e terá um papel de destaque na sociedade assim como no romantismo brasileiro.