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Enviada em: 16/07/2019

Na Primeira Geração do Romantismo Brasileiro, uma das suas características foi o Indianismo, o índio foi escolhido como um dos símbolos da nacionalidade brasileira. Contudo, percebe-se que essa visão era superficial e não demonstrava a realidade dos índios, como o preconceito da sociedade e as invasões de suas terras.               Observa-se que o preconceito da sociedade está entre as causas do problema. Segundo o físico Albert Einstein é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito enraizado. Seguindo essa linha de raciocínio, se uma pessoa cresce em um ambiente com uma visão marginalizada dos grupos indígenas, ela tem a tendência de passar essa ideia para as próximas gerações, o que pode aumenta a intolerância.              Outro fator determinante é a invasão de áreas indígenas. Segundo a Constituição Federal de 1988, os índios tem direito sobre as terras que tradicionalmente ocupam são originários. Porém, muitos fazendeiros e madeireiros violam a lei e ocupam as àreas para exploração, o que impede  os índios de exercerem seus direitos assegurados pela Carta Magna.              Por tudo isso, torna-se evidente, que é necessário que a sociedade e o Estado contribuam para que os índios exerçam seus direitos. Assim, cabe ao Ministério da Educação acrescentar na grade curricular a matéria sobre cultura indígena, para que crianças e jovens possam aprender sobre os povos indígenas e terem conhecimento sobre a realidade desses povos. Cabe ainda ao Governo Federal criar delegacias especializadas para atender a população indígena contra invasão as suas terras, assim eles  estarão protegidos e poderão preservar suas culturas.