Materiais:
Enviada em: 05/08/2019

Guarani, Pataxó, Ticuna, Macuxi. Diversas são as tribos indígenas que ainda possuem identidade e cultura preservadas. No entanto, apesar da extrema contribuição desses povos para a cultura, a história e a sociedade brasileiras, eles não são reconhecidos como tal e não possuem seus direitos protegidos. Acerca disso, dois quesitos precisam ser discutidos, são eles, a desvalorização dos povos nativos e a violência no campo.     Em primeiro plano, vale ressaltar o desconhecimento da sociedade acerca das características e das necessidades das comunidades indígenas. Eventualmente, esses povos têm sofrido discriminação e exclusão, causados pela negação de uma cultura diferente e também pela ausência de empatia. Em contraposição a esse quadro, José de Alencar, um dos principais autores indianistas, serve como um bom exemplo da valorização dos aborígenes, visto que, por vezes eles eram retratados como heróis nacional. Faz-se imprescindível, portanto, a retomada do reconhecimento acerca da importância dessas pessoas.        Em segundo plano, é importante salientar a falta de segurança sobre as terras que as tribos possuem. Quanto a isso, é pertinente trazer os dados do documentário "À Sombra de um Delírio Verde" no qual é exposto que, ao todo, são mais de 40 mil índios ameaçados pela monocultura de cana-de-açúcar que devido ao alto lucro às empresas e indústrias, se espalha rapidamente no Mato Grosso do Sul, local onde se encontra os Guarani, maior tribo do Brasil. Ainda que os territórios sejam demarcados como de propriedade indígena no Estado, eles são expulsos e têm suas casa queimadas. Evidencia-se, desta forma, quão prejudicados esses povos se encontram, não possuem segurança, moradia, tampouco seus direitos assegurados.       Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar essa problemática. Para tanto, a fim de restabelecer o valor do índio na sociedade, cabe às escolas juntamente com o Ministério da Educação, proporcionar palestras ministradas por povos nativos para os alunos, desde o ensino fundamental até o ensino médio, de maneira adaptada à faixa etária. Ademais, o Sistema Judiciário deve impor multas de valores altos às empresas e indústrias que ameaçam a vida indígena, com o objetivo de preservar a cultura e identidade do povo aborígene. Enfim, a partir dessas ações, será possível trazer para a realidade a idealização do índio nos romances indianistas.