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Enviada em: 18/11/2018

Durante muito tempo, alunos com necessidades especiais não tinha direito a educação. Mas essa realidade começou a mudar no ano de 1854 com a criação do Instituto dos meninos cegos, durante um período esse assunto foi esquecido mas voltou atona em meados do século 20 com a articulação da Política da educação especial, entretanto as iniciativas só foram tomadas no final daquele século, leis foram criadas como por exemplo: Lei Brasileira de Inclusão que entrou em vigor em janeiro de 2016.   Embora as ações tomadas no intuito de atender as  necessidades desses estudantes, percebe-se, que tais problemas ainda é presente nas instituições educacionais. De acordo com um vídeo da revista nova escola, apenas 30% das escolas possuem salas de atendimento educacional especializado, só 3% das escolas possuem elevadores. Esses problemas contribui ainda mais para uma escola "exclusiva".       Em uma reportagem da revista carta educacional com o título "Por que estudantes com deficiência são excluídos das escolas?" relata o caso do filho de Adriana Cruz que ficou na escola das 07:00 às 11:20 circulando pelos corredores, na companhia de uma auxiliar de apoio enquanto os demais alunos participava de um passeio. Tal fato se repete com frequência em muitas escolas.    Levando-se em consideração os pontos abordados, políticas públicas deverão ser implementadas por parte do governo investindo em professores especializados, em conscientização, em infraestrutura assim criando uma escola realmente inclusiva.