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Enviada em: 19/11/2018

Ultimamente muito se tem discutido sobre o real desempenho da escola inclusiva no Brasil. Da mesma maneira que seu objetivo é de grande importância para a inclusão de diferentes alunos, esta, na prática, não ocorre como deveria devido a fatores como a falta de especialização dos profissionais da área. Infelizmente, a realidade é que a grande maioria das escolas brasileiras são precárias e não tem a infraestrutura para acolher as minorias, segregadas por gêneros, deficiências ou até classe social.       Isso fica mais evidente com o despreparo dos professores, tanto da rede pública quanto privada. Estes, mesmo graduados, tem barreiras lecionando para deficientes visuais e auditivos ao, por exemplo, não conhecer a forma como comunicar-se com eles ou diferentes formas didáticas para que assimilem a matéria. Contudo os profissionais da área podem sempre procurar especializações e aprimorar seus conhecimentos e materiais em prol de deficientes, da conscientização de opção sexual e no respeito mútuo que deve sempre existir.        É notório que mesmo com a promulgação da Constituição Federal no ano de 1988, que garante no artigo 208 garante o atendimento aos indivíduos com deficiências, esta não é cumprido devidamente. Pode-se notar com maior facilidade os obstáculos arquitetônicos, tido como exemplo a falta de elevadores e rampas em muitos escolas, diminuindo a acessibilidade e, assim, a inclusão. Somado a isso, tem-se uma enorme parcela de preconceito e, até mesmo agressões, isso tira motivação dos alunos que precisam ser incluídos, podendo causar depressão e, em casos extremos, o suicídio. Para mudar isso, existe a necessidade de empatia, não de piedade, pois todos são pessoas e iguais, mesmo com suas singularidades, todos merecem uma vida digna.       Portanto, fica claro que as escolas brasileiras não estão preparadas pra receber grande parte das minorias presentes na sociedade. Observado isso, deve-se partindo do governo, por intermédio do Ministério da Educação, deve apoiar e fiscalizar as escolas. Através da disponibilização de capital, de serviços e recursos didáticos para deficientes, outro professor para educação especial na mesma sala de aula e aumentar o número de fiscais para que todas as escolas sejam regularizadas. Para quê com isso ocorra um aumento no índice de inclusão nas escolas do Brasil, trazendo mais oportunidades e chances de ter uma vida digna para, além das minorias, todos.