Materiais:
Enviada em: 16/11/2018

A realidade da escola brasileira à pessoas com deficiência vem se transformando drasticamente durantes o século XX e XI, pois neste período houve mudanças nos padrões da educação à pessoas com deficiência, devido ao desenvolvimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva na rede de ensino regular. Desde o ano de 1954 houve   mudanças quanto a educação para pessoas especiais, iniciada com a criação de um espaço  para pessoas surdas e, após isto,  várias mudanças ocorreram até chegarmos ao que concerne na regulamentação da Política Nacional de Educação Especial. A Política Nacional de Educação Especial regulamentou sobre a Inclusão destas pessoas com deficiência  na escola regular, porém, apesar da leis brasileiras estarem bem avançadas em relação ao assunto supracitado, ainda há  muitas dificuldades enfrentadas em nosso pais quanto  a realidade estrutural das escolas até a presença de um segundo professor dentro da sala de aula para proporcionar melhor acesso ao ensino à estas  pessoas com deficiência. O acesso de pessoas com deficiência na escola regular cresceu após o ano de 2007, período em que o Ministério da Educação - MEC havia estipulado para que tais escolas passassem a promover acesso à pessoas com deficiência, e hoje o percentual destes alunos em escola regulares são muito maiores que seu percentual em escolas especiais (como a APAE), portanto ainda encontramos deficiência no preparo dos professores para trabalharem com os alunos especiais e na fragilidade em da estrutura física destas escolas para possibilitar total acesso à cadeirantes em todos locais da escola, inclusive em quadras de esporte, bem como meios para facilitar o melhor aproveitamento escolar à estes alunos. Concluindo, observamos  que o Brasil já se desenvolveu muito em relação ao acesso de pessoas deficientes em escola regular, porém precisamos fomentar as políticas públicas e o desenvolvimento educacional dos professores para gerar uma educação de qualidade aos alunos especiais.