É possível afirmar, como está a realidade da escola inclusiva no Brasil, atualmente ? No início da implantação das escolas no Brasil não existiam escolas inclusivas, às pessoas com necessidades especiais eram excluídas da sociedade em muitos casos à própria família tentava esconder essas crianças. Com o passar dos séculos, na década de 80, na qual foram elaboradas politicas públicas para educação e novas leis como a constituição que prever uma educação de qualidade para todos e sem exclusão ou preconceito. A LDB( Lei Diretrizes e Base da Educação) É direito das crianças a inclusão nas escolas, em salas normais e com direito atendimento especializado nas escolas. Em consonância com os fatos citados sobre a realidade da escola inclusiva no Brasil, existe sim escolas inclusivas, onde recebem essas crianças que são colocadas em salas normais, em muitas circunstância a professora não sabe nem lidar com a situação, não têm recursos para atender essas crianças. Desda forma, o governo deveria ter como prioridade, garantir à educação inclusiva nas escolas porque, já é lei, só falta fiscalizar, investir mais recursos. Outra forma de manterem essas práticas nas escolas é especializando os profissionais das salas de aula nas formações continua para atendente os discentes especiais, para que estas crianças possam usufruir dos seus direitos como cidadãos.