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Enviada em: 10/05/2017

Ao longo da história, pessoas com deficiência sofreram vários processos de discriminação, falta de oportunidades e inúmeras dificuldades para sua inclusão social e educacional. Na sociedade espartana, por exemplo, o indivíduo que nascesse com alguma deficiência física deveria ser executado pelo ato conhecido como eugenia. Muitos paradigmas foram quebrados durante as transformações de valores sociais e atualmente já é possível falar de inclusão. No Brasil, existe a Lei Brasileira da Pessoa com Deficiência que confere direito ao acesso à educação, porém negligências como a falta de infraestrutura adequada e de processos educativos inclusivos geram grandes entraves para uma inclusão educacional.  É inegável que a falta de adaptações para pessoas com deficiência nas escolas brasileiras, limita seu livre acesso. Essa realidade pode ser observada por meio da falta de rampas, corremãos, adaptações dos banheiros e salas de aula, problemas encontrados tanto nas escolas públicas quanto nas escolas privadas. Com isso, o indivíduo encontra dificuldades para frequentar o âmbito escolar, o que pode acabar afastando-o do mesmo. Logo, tais limitações podem comprometer o desenvolvimento educacional e social das pessoas com deficiência.  Vale ressaltar, também, que o processo de aprendizagem implantado nas escolas não direciona e dinamiza de forma eficaz o ensino aos portadores de deficiências especiais. Atividades interativas, aulas vídeo-visuais e jogos educativos são recursos inclusivos, mas com baixas aplicações nas escolas. Assim, o sistema educacional permanece no padrão tradicional, não sofrendo mudanças para se conquistar a inclusão.  Diante do que foi exposto acima, é imprescindível uma intervenção contínua e universal do Governo. A capacitação, o treinamento dos pedagogos e investimentos em novas e adequadas estruturas são essenciais para reduzir as dificuldades atuais. Além disso, o apoio das mídias sociais auxilia na conscientização social sobre a importância da inclusão de toda e qualquer pessoa com deficiência nas escolas do Brasil.