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Enviada em: 03/11/2017

Um dever, não uma obrigação     Em busca de alertar a importância do debate sobre a inclusão escolar de pessoas com necessidades especiais, a organização Porvir criou uma campanha mostrando que cada indivíduo é singular, com diferenças físicas, intelectuais e sociais. Portanto, torna-se dever da escola assegurar a participação de todos, e ao mesmo tempo, manter a especificidades de cada um. Entretanto, no cenário brasileiro ainda há grandes impasses a serem rebatidos, um vez que, a infraestrutura escolar e os métodos de ensino não condizem com o necessário.      À  vista disso, infere-se que a estrutura das escolas, assim como a equipe de profissionais não atendem a carência de todos. Em verdade, poucas são as instituições escolares que possuem rampas e as demais adaptações para deficientes físicos. Além disso, muitas delas não detêm  de uma equipe especializada de psicólogos, terapeutas e fonoaudiólogos para contribuir no desenvolvimento da criança e do jovem. Isso acontece, em especial, por precisar de um alto investimento para empregar tais adaptações.       Ademais, é notório destacar também a exclusão de indivíduos, com transtornos cognitivos ou superdotados, no âmbito escolar. O escritor Drummond acreditava que há diferenças entre todos os indivíduos, porém, na maioria das escolas isso não é respeitado, já que, elas seguem certo padrão educacional que não encaixa essas disparidades. Tal situação reflete na sociedade na forma de preconceito e discriminação a esses indivíduos.         Compelem, portanto, ações múltiplas entre o MEC e a instituição escola, a fito de amenizar os fatos supracitados. Para tal, cabe ao MEC fornecer subsídios e incentivos fiscais as escolas, a fito de investirem na estrutura e na inclusão maior de profissionais especializados no corpo docente, e assim, terem capacidade de acolher os alunos e suas diferenças. Outrossim, é destinado a escola a obrigação de buscar reformular seus métodos de ensino, encaixando-os as demandas do século XXI, para que, dessa maneira, a escola cresça simultaneamente com o aluno, e contribua de maneira positiva na sociedade.