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Enviada em: 04/10/2017

O verso de Carlos Drummond de Andrade ''tinha uma pedra no meio do caminho'' permite uma analogia as dificuldades encontradas para a realidade de um sistema inclusivo no Brasil, cujos empecilhos estão relacionados à falta de estrutura e o modelo tradicional de ensino. Desse modo, é indispensável analisar suas efeitos nocivos em busca de resolver essa problemática.    Segundo o Ministério da Educação, dois terços dos alunos deficientes não conseguem concluir o ensino primário. Um dado assustador, configurando o lado negativo e obscuro de quem luta pela sua democratização. Sob cenário é atribuído à falta de profissionais especializados presentes nas escolas para o suporte a esses estudantes na qualificação do aprendizado, visto que o ensino é a ferramenta para aumentar as potencialidades e homogenizar as oportunidades.    Ademais, o Brasil caminha a passos longos e graduais para tornar a educação inclusiva como realidade. O geógrafo Milton Santos já dizia que a globalização atual será mais humana se os recursos e as estruturas forem acessíveis a todos. Porém, a falta de estruturas nas escolas para receberem os alunos deficientes são precárias, visto a falta de banheiros especializados, a ausência de pisos táteis e rampas para presença efetiva desses estudantes. Com isso, permitir a análise desse cenário por entidades públicas é dar voz a quem encontra barreiras em seu ensino.   Segundo Confúcio, ''Não corrigir nossos erros é o mesmo que cometer novas falhas''. Assim sendo, cabe ao Ministério da Educação adotar um sistema inclusivo com contratações de profissionais capacitados que darão aulas em braille e na língua brasileira de sinais, de forma  que os alunos deficientes consigam frequentar as aulas. Além disso,o Governo deve fazer parcerias com empresas privadas empreiteiras a fim de reduzir seus impostos em troca de construções de rampas e banheiros especializados em escolas públicas. Por fim, movimentos coletivos organizados que pressionem providências governamentais periodicamente em reformas nas escolas de acordo com as necessidades vigentes são fundamentais. Só assim, será possível chutar essa pedra no meio do caminho que Drummond tanto dizia em busca do progresso brasileiro.